Dia do Professor: conheça a história de um professor de Alphaville que têm paixão pelo ofício
Professor de escola de Alphaville conta suas trajetórias de dedicação e estudo até chegarem à sala de aula
Professor de escola de Alphaville conta suas trajetórias de dedicação e estudo até chegarem à sala de aula
A profissão que forma todas as profissões: neste dia 15 de outubro, é comemorado no Brasil o Dia do Professor. Um ofício antigo, mas que sempre requer atualização e constante dedicação de quem se propõe a ensinar. Com papel importantíssimo na formação da sociedade, os mestres merecem todas as homenagens e agradecimentos. Para celebrar a data, a International Schools Partnership apresenta a história inspiradora de Matheus, professor em Alphaville, que tem verdadeira paixão pela Educação.
*Matheus: amor por ensinar*
O jovem Matheus Hisnauer, de 26 anos, sempre sonhou em ser professor. Nascido em Osasco, filho de uma família com poucas condições financeiras, ele participou, durante o 9° ano do Ensino Fundamental, do projeto “Janelas para o Futuro”, da Escola Internacional de Alphaville, que oferece aulas de inglês gratuitas para crianças e jovens, onde aprendeu o idioma.
Matheus sempre foi muito bom com números, e durante o ensino médio passou a nutrir o desejo de cursar licenciatura em Matemática na Universidade de São Paulo. Então, durante os anos anteriores ao momento do vestibular, passou a se dedicar a esse sonho. Mas ao chegar no 3º ano, a família acabou convencendo o jovem a mudar o rumo e trilhar uma carreira que, na visão dos pais, remuneraria melhor: engenharia elétrica.
“Eu cursava o ensino técnico em eletrotécnica, então de certa forma, estudar engenharia estava dentro de uma área que eu já tinha conhecimento, e da qual eu estava trabalhando, para ajudar no orçamento familiar”, conta o hoje educador. “Eu entendia a preocupação deles, mas estava estudando apenas para entregar o diploma para os meus pais no final da graduação, sem entusiasmo. Então, com bolsa de estudos do Prouni, cursei engenharia elétrica até o terceiro ano, quando decidi trancar o curso e decidi seguir meu coração”, relembra.
Matheus saiu do emprego da época – uma empresa do ramo de manutenção elétrica e automação, onde tinha um bom salário e vinha sendo promovido – e usou o dinheiro da rescisão de trabalho para pagar um cursinho preparatório. Dedicou-se muito, estudando durante a tarde, e permanecendo no cursinho até às dez da noite para estudar mais e praticar simulados. O esforço deu resultado: em 2019, ele foi aprovado na maior universidade pública do Brasil e segunda melhor da América Latina e pôde dar início ao seu sonho.
Em 2021, sua hoje esposa Ana Caroline, que também é educadora, participou de um processo seletivo para estágio em Língua Portuguesa na Escola Internacional de Alphaville. Meses depois de ser aprovada, ela ficou sabendo que a instituição estava com outra vaga aberta para estágio de Matemática.
Aprovado no processo seletivo para estagiário, Matheus iniciou sua primeira experiência como docente na escola onde aprendeu inglês anos atrás. O educador em formação foi evoluindo, contratado como professor assistente, depois professor titular, e tão querido que passou a ser pelos alunos, foi convidado por uma turma para ser paraninfo na colação de grau. Também foi convidado pela gestão da escola a integrar a equipe de tutores do programa institucional de "Convivência Ética, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização. Além disso, é o idealizador e professor responsável pelo Núcleo de Estudos Olímpicos da Escola Internacional de Alphaville, gerenciando a organização de mais de 20 olimpíadas do conhecimento científico para alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
“Quando eu era adolescente e participei do projeto gratuito de aulas de inglês, "Janelas para o Futuro", da Escola Internacional de Alphaville, tinha a curiosidade de conhecer o último andar da escola, onde acontecem as aulas do High School. Coincidentemente, quando cheguei à instituição como professor, as classes em que lecionava eram no último andar. E hoje tenho a felicidade de saber que o meu filho Theo, que completa dois anos na semana do Dia do Professor, está matriculado na escola e vai andar pelos mesmos espaços onde o pai é muito feliz trabalhando com o que ama, a Educação”, acrescenta, orgulhoso.
Matheus afirma que o “ensinar” está em seu DNA desde muito cedo. Ele foi professor de ensinos bíblicos nas igrejas que frequentava, organizava grupos de estudos com seus colegas do curso técnico e da faculdade, e ainda deu aulas de reforço de matemática para alunos dos mais diversos tipos, de crianças a quem busca ser aprovado em concurso público.
“Como educador, o que mais gosto é empoderar o aluno, e fazer ele perceber do que é capaz. Tornar a matemática, uma disciplina que é um monstro para muitos, em uma coisa acessível, que o estudante pode praticar, melhorar, se aperfeiçoar. E ver um aluno que mal conseguia lembrar da tabuada conseguir resolver equações complexas”, finaliza.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Reviravolta no Caso: Pai Acusado de Tentar Matar Filhas em Osasco é Liberado Após Depoim...
Beto Piteri Reassume Prefeitura de Barueri Após Liminar do TSE Suspender Cassação
Parlamentares de Osasco reforçam papel dos trabalhadores no desenvolvimento da sociedade
Prefeitura inicia obras de reforma e ampliação do PS Pestana
Erico Sifronio - 1º de Maio: Dia de Luta e Celebração da Classe Trabalhadora no Campo de Bagatelle